Todo empresário tem de demonstrar ser um líder nato, para que possa ser seguido por sua equipe naturalmente. Porém em muitos casos empresários entendem que liderança se demonstra através da imposição da sua própria vontade, suas atitudes fazem que sua equipe não tenha um ambiente favorável para desenvolver um bom trabalho. Este artigo visa apresentar atitudes que traduzem exatamente o que é ser um líder.  

 

O LÍDER ENCANTA

 Todo líder deve ter a capacidade de engajar sua equipe e também funcionários de outras áreas. Ser referência como profissional e como pessoa, e buscar sempre fazer a diferença na vida das pessoas.

 

O LÍDER SE COMUNICA

Compartilha de forma articulada, sintetizada e simples. Nunca impõe, mas ganha consenso promovendo debates e embates produtivos. Toda vez que se comunica com sua equipe, fala em tom de voz firme, porém sereno, para que possa demonstrar com clareza o que deseja que sua equipe ou pessoas que se relaciona executem, porém sempre se coloca à disposição para ouvir a posição de todos que desejem contribuir para obter o melhor resultado.

 

O LÍDER DELEGA, NÃO DELARGA

 O líder não dá tarefas e simplesmente deixa sua equipe largada e elabora estudos detalhados seguidos de processos que garantem o progresso com previsibilidade durante a execução. O líder não vive pressionando as pessoas que trabalham com ele, e sim acompanha o progresso via reuniões formais de follow up.

 

O LÍDER OFERECE

 Entende que a função é desenhar cenários, oferecer soluções e recomendações que trazem clareza em situações ambiguas. O líder é uma referência de conhecimento e também de apoio, ele tem a informação correta ou busca a mesma para oferecer a sua equipe, para que ele maximize o potencial de todos que trabalham e se relacionam com ele.

 

O LÍDER ASSUME RESPONSABILIDADES

 Um líder nunca se utiliza de desculpas que é a tradicional ferramenta do incompetente. No conceito de vitória do líder, todos perdem, todos empatam e todos ganham, e quando alguém tem de assumir a responsabilidade sobre um problema, o mesmo assume a responsabilidade e busca a melhor opção para corrigir os problemas e colocar sua equipe no rumo dos resultados.

 

O LÍDER TOMA RISCO

 Existem dois tipos de risco: o estúpido que leva a demissão ou falência, e o que é calculado e compartilhado com os diretores ou sócios da empresa que apoiam a ousadia que será planejada e executada.

 

O LÍDER REMOVE A BARREIRA

 Executar dá trabalho. “ O diabo mora nos detalhes” e sempre aparece durante o processo de execução. Por isso o líder deve ser atento e ter uma boa sintonia com a sua equipe, para que possa auxilia-los nos momentos difíceis.

 

O LÍDER PLANEJA ANTES

 Se antecipa a possíveis problemas, ele alerta que “vai dar problema” e faz recomendações. O líder autoritário, relata que “deu problema” e normalmente coloca a culpa em alguém. Isso faz com que problemas sejam ocultados do líder, gerando problemas de relacionamento entre a equipe.

 

O LÍDER RECOMPENSA A EQUIPE

 Um elogio do líder vale tanto quanto um reconhecimento financeiro. O líder bem-humorado transforma o clima da empresa, que fica divertido e retém talentos. O líder sempre usa uma fórmula simples e eficaz que ajuda a sequenciar o pensamento estratégico e transformá-lo numa boa execução.

Então você pode estar se perguntando o que posso fazer para ser um bom líder?

Só seja você mesmo, seja autentico, seja companheiro com a sua equipe e principalmente seja honesto com sua equipe, assumindo seus erros e buscando sempre corrigir os problemas, sem procurar culpados, e sim soluções e sempre sendo grato as pessoas que fazem com que a sua empresa seja bem-sucedida.

Um pensamento sobre “O que significa ser um LÍDER.

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